Recomendações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Atualizado em 2020-04-21


SBA-2020-01-29 - Diretrizes Provisórias.pdf
Trás cuidados de rotina que devem ser adotados pelos anestesiologistas quando intubando pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19. Já fala na recomendação da N95, limitação do número de pessoas no momento da intubação, evitar fibroscópio e usar videolaringoscópio sempre que possível. A rotina é baseada em artigo da Revista Canadense de Anestesiologia que fala sobre a rotina de intubação pra pacientes com SARS.


SBA-2020-03-18 - Uso da máscara de proteção.pdf
Trás que não há recomendação para o uso de máscara PFF2/PFF3 ou N95 (NIOSH) em atendimentos de rotina em pacientes que não sejam suspeitos de contaminação ou contato com doentes. Não há recomendação de troca da N95 por critério de horas de utilização e sim pelas condições de higiene e contaminação da máscara. Trás a preocupação com a provável escassez do material. Elenca cuidados adicionais como o uso de máscara facial comum por cima da N95 para prolongar sua duração. Linka o artigo do CDC que trás o assunto de forma mais detalhada. Recommended Guidance for Extended Use and Limited Reuse of N95 Filtering Facepiece Respirators in Healthcare Settings


SBA-2020-03-?? - Suspensão de procedimentos anestésicos eletivos.pdf

… a diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), em consonância com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e a Associação Médica Brasileira, resolve recomendar a suspensão de procedimentos anestésicos eletivos em todo o Brasil, temporariamente, excetuando-se casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como: operações oncológicas, cardíacas, obstétricas, entre outras, com rigorosa avaliação prévia


SBA-2020-03-19 - 2a Edição (atualização).pdf
Atualiza as recomendações publicadas anteriormente (2020-01-29). Foca nas recomendações pra evitar o contato físico com o vírus (principalmente mão e boca) recomendando uso de máscara facial, lavagem frequente das mãos e uso do álcool gel dentre outras medidas
Atendimentos de rotina pelo anestesista seria luva e máscara facial. Uso de avental, óculos e protetor facial se risco de contato com sangue, fluidos corporais ou secreções. Define os cuidados especiais com a manipulação das vias aéreas e terapia ventilatória em pacientes suspeitos ou diagnosticados com a COVID-19.
Define como suspeito o “Paciente com febre e distúrbio respiratório com história epidemiológica de contato com o vírus”.
Para o cuidado com os pacientes suspeitos ou confirmados (manejo de via aérea):
RECOMENDA-SE ao anestesiologista o uso de máscara N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3, óculos, proteção de rosto, capote cirúrgico e luvas impermeáveis, intubação por sequência rápida, profissional mais experiente, videolaringoscópio (se possível), eletivamente, máscara laríngea caso de múltiplas tentativas, uso de filtro de barreira HMEF/HEPA, preferência por capnógrafo mainstream
EVITAR ventilação manual, intubação por broncofibroscópio e iot acordado.
Essa edição traz um infógrafo elaborado pela Universidade Chinesa de Hong Kong e traduzido pela ABRAMED. Excelente material. https://www.aic.cuhk.edu.hk/covid19/
Recomendo a leitura do comunicado da SBA na íntegra para detalhes.


SBA-2020-03-19 - Orientações aos responsáveis e instrutores CETS-SBA.pdf
Trás orientações para as atividades dos médicos em especialização durante a pandemia. Recomenda aula online para o conteúdo teórico. Orienta acerca dos afastamentos e trás outras recomendações.


SBA-2020-03-23 - Medidas excepcionais diante a possível escassez de EPI’s: estratégias alternativas em situação de crise.pdf
Trás a diferenciação entre:

  • luva de proteção contra microorganismo - equipamento de proteção individual (EPI) - protege o profissional
  • luva sanitária - produto sanitário (PS) - protege o paciente
  • luva de duplo uso - protege ambos

Trás um quadro interessante com orientações sobre o uso de máscara PS ou máscara EPI em relação à distância do paciente e a possibilidade de aerossolização. Ex: paciente em procedimento sem aerossolização que esteja com máscara PS o anestesiologista também pode estar com máscara PS (não seria obrigatória a máscara EPI). Trás outras considerações sobre opções de material em cenário de escassez.


SBA-2020-03-23 - Parecer - Imputabilidade Ética por Negativa de Atendimento
Destaco aqui apenas o trecho final do parecer.

“Durante a triagem o médico pode usar a máscara cirúrgica, no entanto, após ser confirmado que o
paciente atendido é suspeito ou testou positivo para COVID- 19 ou necessita realizar procedimentos com risco de aerossóis, devem ser disponibilizados os EPIs descritos neste parecer, sob pena de lhe ser lícito a recusa no atendimento.
Portanto, é lícito ao profissional da saúde recursar-se a prestar atendimento caso não lhes sejam disponibilizados equipamentos de segurança compatíveis com o grau de risco aos qual estão expostos.”


SBA-2020-03-23 - Carta ao Min da Saúde.pdf
Carta da SBA ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Solicita em caráter de urgência a distribuição dos seguintes EPIs:
I. Óculos de Proteção;
II. Avental;
III. Luvas;
IV. Máscara cirúrgica e máscara (PFF2) – (N95)


SBA-2020-03-25 - SBA reforça recomendação de ficar em casa.pdf

A SBA, em conformidade com medidas de isolamento adotadas na Europa, Ásia, EUA e seguindo o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vem recomendar à população que, ficar em casa, neste momento, é a melhor conduta para conter a crise frente à pandemia causada pelo COVID-19.
Estamos cientes do impacto socioeconômico, contudo, nossa prioridade, agora, é salvar vidas.


SBA-2020-04-03 - O coronavírus e o anestesiologista (3a edição).pdf
Atualiza as recomendações anteirores


SBA-2020-04-07 - Nota de esclarecimento ao Min Mandetta

… dois médicos, um deles anestesiologista, solicitaram que fosse recomendado, por decreto, o uso do Sulfato de Hidroxicloroquina para tratamento de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.
A Diretoria da SBA esclarece que vem discutindo com as demais sociedades médicas sobre as recomendações de tratamento e enfrentamento relacionados ao SARS-CoV-2 e que a solicitação encaminhada ao Ministro não reflete o posicionamento oficial desta entidade.
Ratificamos que somente o Presidente da SBA, ou representante por ele delegado, tem autonomia para se manifestar em nome da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e que todas as nossas recomendações são norteadas por estudos científicos em prol da saúde de todos aqueles infectados pelo SARS-CoV-2, no Brasil e no mundo.


Conjunto de checklists da SBA
Checklists adaptados do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) pela Comissão de Saúde Ocupacional – SBA para atender a NOTA TÉCNICA GVIMS/ GGTES/ ANVISA Nº 04/2020


SBA-2020-04-04 - Carta ao Min Mandetta sobre adaptação de ap de anestesia.pdf
A carta conjunta da SBA, AMB e AMIB traça as recomendações para a adaptação de aparelhos de anetesia para uso em terapia intensiva.